quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A Lenda Vive - Gol GT 1.8 - o famoso "biela curta".

Que o VW Gol é um carro vitorioso, disso ninguém duvida.
Lançado em 1980, com motor de 1300cc, a ar (o do fusca) na dianteira, rapidamente recebeu o apelido de "chaleirinha".
Mas em 1984, a VW deu uma cartada e lançou o VW com o famoso motor 1.5 "a água". Foi uma revolução, e em 1985, lançou o Gol GT 1.8, e o LS 1.6.
O GT 1.8 foi sem dúvida um dos melhores carros já feitos no país. Tinha um giro monstro, acelerava muito, e se fosse a álcool, aí é que era invocado.
Bancos Recaro e o famoso motor AP 1.8, de "bielas curtas". Tinha muita força, mas somente entregava o torque em giros muito altos, ocasionando desgaste prematuro e consumo elevado. Existia até a frase: "só trabalha em alta rotação".
Permitia um regime de giro muito gostoso, ronco de arrepiar, mas faltava algo, que a VW ainda não sabia, mas procurava. Ágil! Impetuoso! Barulhento! Eram as definições mais corretas para o lendário Gol GT 1.8. Em 1987, com nova roupagem e motorização, deu lugar a outro esportivo de peso, o GTS. Tinha mais "mimos", e era menos esportivo. Era um esportivo "menos brabo", digamos assim.
Hoje é um carro altamente colecionável, e em ótimas condições tem preços muito atraentes, somente encontrando concorrentes a altura, na figura do GTi.
Eu particularmente, gosto muito. E acho que ao lado do GTi e do Karmann Ghia, formam a tríade de melhores carros feitos no Brasil pela VolksWagen.

Um comentário:

Leo Gaúcho disse...

Este carro é um esportivo na sua essencia mesmo!Esperamos que chegue um destes para compor o "cafofo's" em pouco tempo!Aos entendidos, parece que aquele friso vermelho em torno da frente tinha só no modelo 1986, confere?