Neste último final de semana, aqui na Capital Federal, na minha linda cidade de Brasília, no Pontão do Lago Sul, foi realizado, como é cediço por todos, o 47 Encontro Nacional de Pumas.
O evento dividiu com VCC-BR o espaço. Foi muito bom.
Agradeço, não em nome do Puma, mas em meu nome, o carinho trazido de tão longe por amigos pumeiros.
Muitos conhecidos, somente via net, e que desta vez tive o homérico prazer de conhecer em fibra, carne e osso.
Cito alguns, que me vem de plano a cabeça, sem querer ser injusto com os demais.
Tive a honra de conhecer Ciro Marques, presidente do Puma Clube do Brasil, de quem recebi um lindo e inesquecível presente, e sua senhora, pessoa simpaticíssima, o alemão Uli, Tarzan e sua Jane, de quem ganhei o lindo boné, vindo especialmente de Foz do Iguaçú, e de quem fui o anfitrião, no domingo. Senti falta do meu amigo e irmão Sérgio Tempo, que INFELIZMENTE não pode vir, conheci também Adão, Dr. Andrauss, Christian Lovatto e tantos outros que vieram de tão longe.
Tive a honra de conhecer Ciro Marques, presidente do Puma Clube do Brasil, de quem recebi um lindo e inesquecível presente, e sua senhora, pessoa simpaticíssima, o alemão Uli, Tarzan e sua Jane, de quem ganhei o lindo boné, vindo especialmente de Foz do Iguaçú, e de quem fui o anfitrião, no domingo. Senti falta do meu amigo e irmão Sérgio Tempo, que INFELIZMENTE não pode vir, conheci também Adão, Dr. Andrauss, Christian Lovatto e tantos outros que vieram de tão longe.
Veio o meu amigo Nicoliello, com a lendária GGT1974, que insistiu em não querer chegar a capital, mas que no final, devido ao socorro providencial do Leonardo, tudo foi resolvido.
Foi uma honra, e acredito que o evento cumpriu a finalidade. Eu gostei. Aqui rendo minhas deferências aos organizadores.
A visita ao Museu do Automóvel então, foi um capítulo a parte. O colecionador, jornalista, advogado, escritor e curador do Museu José Roberto Nasser fez uma recepção calorosa e teve paciência, e mais, teve prazer em demonstrar as raridades que compõe o seu acervo: FNM Onça, GT Malzoni, 4200 GT Brasica, Willys Capeta, e tantos outros. Mais uma vez demonstrou que é acervo público e patrimônio cultural da humanidade. Merecendo ser mantido, e não só, melhorado.
Tiveram belos pumas e alguns até muito originais. Vi um boato que foram 80 (!!!)
Infelizmente, apesar de ter levado dois dos meus melhores puma (não pude levar mais, por questão de complexa logística e São Pedro não estar de bom humor), não tive a honra (ou felicidade) de ver nenhum premiado.
Naturalmente que os que foram premiados certamente foram os melhores, e mais que isso, os ínclitos julgadores (um ou outro expondo carros, e inclusive, segundo informações, sendo premiado) são os mais isentos e imparciais, e que por tais motivos me vejo na obrigação de me curvar aos seus incomensuráveis conhecimentos sobre puma. É evidente que não é incorreto julgar e ser julgado. Afinal o "regulamento" permite. Pois ele é criado e adequado ao alvedrio de quem é o dono. Digo, o dono do regulamento. Aliás, quem é o dono mesmo??? Quais eram as regras??? Devo ter faltado a aula.
Evidentemente que o meu Puma GT 1500 1968, não estava a altura dos outros que foram premiados.
Naturalmente o meu GT 1968 não ostentava as calotas, os relógios, o simplório painel, composto por acabamento de madeira e alumínio escovado, os botões, o pomo, a alavanca, o volante, as maçanetas externas e também as internas, que vieram no carro. O carro realmente não era digno de nenhum prêmio desta envergadura. Afinal, em todo encontro de fim de semana, é possível se deparar com um PUMA GT 1500 do ano de 1968. Eu diria que com os parcos conhecimentos sobre puma, que angariei ao longo da vida, ouso dizer, é só mais um puma.
Muito menos o outro, uma GTE 78/79, cujo veículo, tenho a honra de ser o segundo proprietário, que jamais, teve uma borrifada de tinta sequer, a não ser as que foram feitas na própria puma. Também não estava a altura. Acho que nem eu estou a altura de participar de tais eventos. Já não mais consigo ter bom fígado para presenciar certos comportamentos. Bem, isto só demonstra o que sempre pensei e comento com os amigos que sempre se fazem a mesma indagação.
Devo dizer que fiquei desapontado, melhor dizendo, envergonhado. Amigos que rodaram mais de 1.000 km, quase dois, como o amigo Tarzan (que rodou 1.630 km, na vinda e o mesmo tanto na volta), debaixo de chuva, buraco, etc e não ter um carro premiado. É vergonha, ao menos no meu modesto entendimento. Não se dá a melhor sobremesa a quem é de casa, se dá às visitas. Eles vieram de longe, tinham carros até placa preta que vieram rodando, e não receberam prêmio algum. Nem um "tapinha" nas costas. A estes, minhas mais sinceras desculpas.
Aos irmãos que entendem meu recado, recebam os meus mais humildes e sinceros agradecimentos.
Aos que não, continuem agindo tal qual agiram. Em muito contribuem para a disseminação do conhecimento sobre antigomobilismo e a mim, sobra a célebre máxima "aos amigos do rei ...", afinal, C'est la vie!
Muito obrigado amigos.
E voltem com a proteção do Bom Deus!!!
JM
8 comentários:
Caro JM,se me permitir gostaria de tecer alguns comentarios,atualmente nao tenho puma,apesar de ja ter tido inumeros modelos, de gte,gts,gtb s1,s2 e AMV,portando fui ao evento apenas como expectador e tive o enorme prazer de conhecer alguns pumeiros sobretudo alguns que vieram de outros estados,o Sr. Rubens Rossato por exemplo é uma pessoa fina,educada e carismatica,foi o ponto alto do evento, o sr. Ulli, Tarzan e o Felipe Nicolielo e tantos outros.Agora,quanto a premiaçao,houve a meu ver uma "AÇAO ENTRE AMIGOS",pois foi usado a premiaçao para acariciar o ego de algumas pessoas amigas e ate quem deveria julgar foi agraciado com tal premiaçao,portanto nao houve sequer o principio de isençao de quem julgou.LAMENTAVEL.Aos amigos que vieram de longe, só nos resta pedir desculpas,pelo fato que NINGUEM teve premiaçao,repito LAMENTAVEL.
Santas Palavras Odilon.
Mas agora farei exatamente como vc.
Nesses "encontros", somente irei de expectador.
Tenho certeza que economizarei fígado e estômago.
PS: Muita gente me falou no ouvido, isso que vc disse aqui, mas as "boas regras sociais" o impedem de externar.
Parabéns pela coragem.
Axé.
JM
É meu amigo Jm eu no seu lugar procuraria colocar os carros dentro do padrão original mesmo sendo o segundo dono de um carro antigo com pintura orinal / manual de fabrica etc.. e um puma 68 com o painel rarissimo original de fabrica unico ou um dos unicos no Brasil creio que pouco valha pois carros assim encontramos em qualquer encontro semanal de antigos procure arrumar um puminha que realmente seje digno de ganhar algum trofeu mesmo que tenha sido repintado com cor diferente do original mas que aparente ser inteiro mesmo que as lanternas e farois não sejam original, politica é assim mesmo. ...
grande abraço meu parceiro
tem um puminha vermelho 70 ou 71 com farol de K que esta otimo para levar nos encontros JM e talvez seja ate premiado...
Luby, este puma com certeza seria premiado com o trofeu THE BEST heheheh
Luby, essa premiação não mudaria em nada. O fato de esse GT não ter sido premiado, não o desmerece em nada. Ainda bem que vc conhece esse carro pessoalmente, e o melhor, antes do restauro. Vou mudar o foco, ao invés de procurar carros únicos, vou passar a comprar uns tunados, é melhor pra ir nos "eventos", tou pensando em comprar esta com farol de Ka, o que tu acha? vc que é meu conselheiro. hehehehe
Odilon, esta, para o encontro, com certeza, seria o "the best". kkkkkkkkk
JM a unica coisa boa disto tudo, é que tive a honra de conhecer pessoalmente verdadeiras personalidades como o rassato e o felipe nicolielo,infelizmente faltaram o sergio tempo, luby e o gabrian cezar,mas havera outras oportunidades,espero que em melhores encontros!!
cem por cento certo Odilon. Certíssimo.
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